BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Vôlei: Kid quer escolinha em Capivari

A iniciativa de Capivari de Baixo em apoiar o futsal está despertando o interesse de outras modalidades esportivas. Na manhã desta quinta-feira (19/2) o prefeito Luiz Carlos Brunel Alves recebeu a visita de Kid, campeão olímpico da Seleção Brasileira de Voleibol, acompanhado pelo presidente da Associação Capivariense de Esporte e Cultura (Acesc), Adriano Pinto.

Aos 38 anos, o atleta que atualmente defende a Cimed/ Brasil Telecom na Superliga pensa em encerrar a carreira para se dedicar ao projeto Escolinhas de Voleibol em Santa Catarina. Ao conversar com o prefeito, parabenizou o município pelo apoio ao esporte para jovens, sublinhando que além do futebol, modalidades como vôlei, basquete, handebol, atletismo, entre outras, podem ser oferecidas de forma que os alunos não precisem sair da cidade.

- Ficamos sabendo do futsal quando estivemos em Florianópolis e resolvemos vir visitar e conhecer este município que se preocupa em investir no esporte. Tenho uma experiência da carência no meu município, Itapema. Como não há nada para crianças e adolescentes, meus filhos são levados até Balneário Camboriu e muitas vezes é algo difícil. Já uma prefeitura que se preocupa em ofertar algo está pensando grande, pois além de manter a criança na própria cidade, está oferecendo uma proposta de vida para além dos 10 anos - destaca.

Sua proposta, por meio da escolinha, é atender a faixa etária dos nove aos 16 anos, inclusive com categorias femininas.

- Percebemos que para meninas há ofertas na área da cultura, como música e dança, mas pouco ou nenhum espaço na área dos esportes e o voleibol é uma possibilidade de revelar grandes talentos femininos. Podemos formar novas Paula Pequeno, novas Fofão - observa.

Kid tem 27 anos de experiência em sua modalidade, dez deles na Seleção Brasileira onde em 2000, nas Olimpíadas de Sydney, conquistou medalha de bronze. Nasceu em Porto Alegre e novamente toma o exemplo próprio para argumentar a relevância do esporte na vida do jovem.

- A primeira vez que viajei foi aos 16 anos, quando entrei para o voleibol. Durante toda a minha carreira tomei muitas lições de vida e isso é o que realmente vale para qualquer atleta: superar limites, aprender com erros, perceber que a vitória é prazerosa, mas a derrota nos faz amadurecer - pontua.

O projeto Kid Escolinha de Voleibol vem sendo estudado pelo idealizador há quatro anos e é desenvolvido em parceria com a iniciativa privada em Araranguá. Capivari pode ser o primeiro município da Amurel a implantá-lo gratuitamente por meio da Associação Capivariense de Esporte e Cultura (Acesc).

- Lançamos a equipe de Futsal com parceria importante da prefeitura e de empresas que já sinalizaram apoio para patrocínio. Agora surge o voleibol com boas possibilidades de abrirmos o leque de trabalho na associação que em princípio pensou primeiramente em futsal - diz o presidente da Acesc Adriano.

Ele acrescenta que a união e o planejamento são fundamentais para que as ações continuem funcionando.

- Vamos contatar os apoiadores do futsal para estudarmos os meios. Já em março estaremos apresentando nosso projeto à empresas parceiras e é bem provável que o voleibol passe a caminhar junto - revela.

Ao participar da reunião, a primeira dama Áurea Brunel Alves se mostrou bastante disposta a incentivar a Acesc, tanto quanto o prefeito Brunel.

- Neste início de governo procuramos atender as prioridades, mas não podemos deixar de pensar no esporte, sobretudo nos jovens. Apoiar o futsal tem sido bastante gratificante e logo serão abertos os trabalhos com crianças. E estamos à disposição da Acesc para ajudar no que for possível e intermediar projetos sérios que auxiliem na formação de pessoas saudáveis e temos a certeza que o esporte é um dos caminhos - frisa Brunel.

Com informações do GIRP/PMCB

Nenhum comentário: