BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Olesc: Campeão será definido pelo número de medalhas

A grande novidade da sétima edição das Olimpíadas Estudantis Catarinenses (Olesc), que começa nesta sexta-feira (3/8) em Rio do Sul, será o critério de pontuação que definirá o campeão geral da competição. Até 2006, a classificação se dava pela contagem de pontos das modalidades, mas a partir de agora será usado o mesmo critério olímpico, ou seja, o número de medalhas conquistadas por cada município, prevalecendo a quantidade de ouros conquistados. O mesmo sistema é utilizado nas Olimpíadas e Pan-americano.

Outra novidade é que este ano em todas as modalidades e naipes as competições acontecerão com 16 equipes. Nas edições anteriores as vagas eram definidas pelo número de municípios inscritos, ou seja, para 60 inscritos havia oito vagas; de 61 a 100 havia 12; e acima de 100 municípios eram destinadas 16 vagas.

Essas mudanças foram aprovadas pelo Conselho Estadual de Desporto (CED) no ano passado com aval da Fesporte e dos municípios. A Olesc será a primeira competição da Fesporte na temporada a usar esse novo critério de classificação. O modelo valerá também para os Joguinhos e Jogos Abertos de Santa Catarina.

A Olesc deste ano reunirá 3.500 alunos atletas de 14 a 16 anos oriundos de 92 municípios que disputarão atletismo, basquetebol, ciclismo, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, natação, tênis, tênis de mesa, voleibol e xadrez.

O município de Tubarão será representado em oito modalidades. Quatro são coletivas (basquete masculino, futsal masculino, handebol masculino e handebol feminino) e quatro são individuais (atletismo masculino, ciclismo masc, natação masc, e xadrez masc). No total a delegação contará com 106 integrantes sendo 96 atletas e técnicos, três dirigentes, três cozinheiras e quatro motoristas.

Tubarão estréia já no dia 3 competindo no basquete masculino, futsal masculino e handebol feminino. No dia 4 estréia o handebol masculino.

Com informações da AI/F e AI/PMT

Nenhum comentário: